O cronograma capilar é a principal rotina quando se fala em saúde dos cabelos. Os três principais são: reconstrução, hidratação e cauterização. Cada uma destas etapas oferece soluções específicas para os danos causados por processos químicos, por exemplo: progressivas, luzes, descolorações, colorações entre outros.
Além destes processos, outros fatores podem causar danos aos cabelos, como: poluição, incidência de raios solares, cloro da água, uso excessivo de secador, bem como chapinhas em temperaturas elevadas.
Quais tipos de cabelos devem seguir o cronograma capilar?
Todos! O cronograma capilar é indicado para loiras, morenas, ruivas, lisas, cacheadas, enfim. Isso porque, independente da textura ou da curvatura, todos os fios sofrem com fatores naturais ou provocados por processos químicos.
Qual a frequência do cronograma capilar?
Os tratamentos, devem ser intercalados dentro de um período sugerido de quatro semanas. Depois disso, no mínimo uma hidratação mensal normalmente deve ser feita com o intuito de ter cabelos sempre lindos e tratados. Desta forma, é possível suprir as necessidades dos fios e assim restaurar completamente a saúde capilar.
Para explicar melhor, listamos aqui algumas das etapas do cronograma capilar.
Hidratação
Fios saudáveis, macios e brilhantes. Existe um tratamento de hidratação para cada tipo de cabelo. Confira qual deles é o melhor para as suas madeixas.
Nutrição
A nutrição dos cabelos, também conhecida como umectação, serve para repor os lipídios e/ou devolver a oleosidade natural nos cabelos opacos. Os lipídios são gorduras que servem para manter os cabelos alinhados e traz brilho, força e vitalidade aos cabelos, além de selar a hidratação. Normalmente, a nutrição é feita logo após a hidratação. Feita com máscara nutritiva própria para a nutrição, este procedimento proporciona mais saúde e vitalidade aos seus cabelos.
Reconstrução
A reconstrução capilar é destinada a repor a massa e a queratina dos fios, além de devolver aos cabelos a proteína e os aminoácidos, algumas vezes perdidos em processos químicos, a exemplo das tinturas, progressivas e alisamentos.
Cauterização
A cauterização capilar é um procedimento que nutre, sela as cutículas e devolve as proteínas à fibra do cabelo que sofre com tinturas, descolorações e outros fatores (inclusive o tempo). O tratamento age de dentro para fora dos fios e dá brilho, disciplina e maciez às madeixas.
Estamos a disposição para sanar dúvidas. Se você tem uma experiência positiva (ou mesmo negativa) a compartilhar, aproveite este espaço! Nosso objetivo, na verdade, vai muito além de ajudar na saúde e beleza dos cabelos. Espero que tenha gostado deste conteúdo!
Thanks to the excellent manual
This is truly helpful, thanks.