Muito se fala sobre os cuidados com os cabelos, mas nem sempre as teorias se confirmam. Preparei este conteúdo para você que quer ter cabelos lindos e saudáveis sem abrir mão de informação correta sobre o assunto.
1 – Cuidados com os cabelos: a lua interfere no crescimento
MITO. Quando se pensa em cuidados com os cabelos, as pessoas têm essa crença popular que vem das do sol e da lua que interferem nas ondas dos mares e nas plantações. Minha família, que é do interior de Minas Gerais, por exemplo, olha essa questão para podar algum tipo de planta na lua certa para que, podada no período certo, produza mais frutos. Mas o mesmo não ocorre com os cabelos.
Aliás, em 18 anos de experiência com clientes fiéis e frequentes no salão, nunca vi isso acontecer. A média de crescimento capilar é de 1 centímetro por mês. Algumas poucas pessoas podem registar até 1,5 centímetro de crescimento mensal das madeixas. Mas não costuma variar muito mais do que isso.
Desta forma, entendemos que o cabelo tem um ciclo, que passa basicamente por três fases: o crescimento, a fase de repouso e por fim, a queda. Isso quer dizer que cada um tem um fator biológico genético que carrega e isso é o que dita a média mensal/diária de crescimento.
A minha dica aqui é: fique em paz, o cabelo vai crescer no tempo dele. Só não se estresse por esta razão, pois aí pode causar até problemas de queda.
Leia: Cronograma capilar: saiba tudo sobre
2 – Cortar os cabelos ajuda a crescer
VERDADE. A questão aqui é entrar num acordo bem bacana com a cabeleireira no qual o seu perfil de cuidados com os cabelos se resumem em lindas – e longas madeixas. Uma dica: corte de três em três meses. Seus cabelos irão crescer uma média de 3 centímetros e você irá tirar 1 centímetro. Os 2 centímetros permanecerão e você estará ganhando comprimento e, o melhor de tudo: cabelos saudáveis. Já fiz isso com algumas clientes e deu super certo.
Normalmente, a frequência de cortes diminui para 4 em 4 meses ou até 6 em 6 meses para pessoas que conseguem realizar os cuidados semanais, mensais, a exemplo das hidratações, etc.
3 – Faz mal pentear os cabelos quando estão sujos
MITO. O nosso corpo é tão perfeito que entra em homeostase, que é nada mais do que uma condição de relativo equilíbrio interno do organismo independente das variações do meio externo. Neste cenário interno, mais especificamente em nossa cabeça, existem os folículos pilosos que concentram glândulas. Uma delas é chamada de glândula sebácea, responsável pela produção de lipídio, óleo ou gordura e é a responsável pela lubrificação dos fios, o que também ajuda no crescimento, principalmente dos cabelos naturais.
Sendo assim, pentear os cabelos sujos só vai ajudar nos cuidados com os cabelos, uma vez que a distribuição deste “hidratante” pelos fios e estimular o couro cabeludo a produzir mais. Portanto, bora pentear cabelos, estejam eles sujos ou limpos, ok?
Leia: É saudável lavar os cabelos todos os dias? Mitos e verdades.
4 – Faz mal lavar os cabelos todos os dias
MITO. Lavar os cabelos todos os dias é, inclusive recomendado para quem tem cabelos oleosos ou muito oleosos. De acordo com nosso post anterior, tudo vai depender do seu tipo de cabelo e do seu estilo de vida. Mas, é extremamente importante levar equilíbrio no que se refere à oleosidade das suas madeixas. Todavia, alguns tipos de cabelo não são indicados para lavagem diária, a exemplo dos que são muito secos ou porosos. Portanto, observe qual é o comportamento dos seus fios e utilize produtos que sejam “amigos” deles.
Desmistificar questões sobre os cuidados com os cabelos é importante, mas não é tudo. A boa alimentação também é importante para a saúde capilar. Evite comer alimento muito gordurosos, busque uma dieta equilibrada pois isso também irá ajudar a ter cabelos bonitos e saudáveis. Cuide-se e mantenha-se sempre bem informado aqui em nosso canal de informações!
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Caso tenha dúvidas ou sugestões, fique a vontade para entrar em contato conosco através de nosso Instagram, Facebook e aqui mesmo em nosso blog.
4 Replies to “Cuidados com os cabelos: confira mitos e verdades”