Os cabelos e a autoestima têm relação direta; entenda por quê


Oi, gente! Espero que vocês estejam todos bem. No post de hoje, vamos falar algo que talvez você já saiba: os cabelos e a autoestima têm uma relação direta. Sabe por quê? Isso ocorre pois, ao se olhar no espelho, o cabelo é um dos principais elementos que se refletem por lá. Se você achar que não gosta do que vê, pode estar com problemas relacionados à autoestima. 

Já falamos anteriormente sobre o quanto a autoimagem e a autoestima influenciam em nosso comportamento. Todavia, não gostar do que se reflete no espelho é, de longe, algo que deve ser levado a sério. Digo isso porque o fato de não estar feliz com as madeixas – ou a escassez delas –, pode tornar a pessoa mais introspectiva e afetar a confiança, causando uma vulnerabilidade maior. 

Os reflexos disso são bem ruins, uma vez que a insegurança nos paralisa, às vezes, de conquistar um cargo de liderança na empresa, melhorar o relacionamento e até mesmo de abraçar oportunidades que aparecem. 

Pandemia x cabelos e a autoestima

A pandemia causada pelo novo Coronavírus trouxe muitos reflexos dentro deste contexto. O primeiro deles é o isolamento social, que levou muita gente à depressão. Isso sem contar nos problemas de estresse, ansiedade, entre outros, que afetam também os cabelos e autoestima.

Leia: Veja como cuidar dos cabelos na quarentena

Queda de cabelos 

Não foi apenas o emocional das pessoas que o Coronavírus afetou. Digo isso porque especialistas do mundo inteiro também relataram problemas de queda de cabelos por conta não apenas do isolamento social, como também efeito secundário de pessoas que tiveram a doença causada pelo vírus Covid-19. 

Leia: Terapia capilar: entenda os benefícios deste tratamento

Leia também: Saiba tudo sobre a queda de cabelo genética

Este assunto, inclusive, ganhou força no Brasil e no mundo. Foi o que mostrou a pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos meses de maio, junho e julho deste ano com 1996 pessoas. Resultado? Nada menos do que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa na pandemia do novo coronavírus. 

 Os cabelos e a autoestima

A grande verdade mediante este cenário é que os cabelos também sofrem os impactos do novo “normal”. Isso porque as nossas madeixas demonstram os impactos do nosso estado emocional, das mudanças no padrão de sono e, principalmente, da nossa alimentação. Dentre os problemas que afetam as madeixas, estão: ressecamento, queda capilar (alopecias), caspa, oleosidade excessiva, entre muitos outros. 

Mas a ideia aqui não é alarmar, uma vez que cabelos têm seu ciclo de vida e renascem na maioria dos casos. O mais importante disso tudo, de verdade, não é ter ou não ter cabelo. Interessante mesmo é ter segurança em ser quem você é.

Leia: De que forma a autoimagem e a autoestima influenciam o comportamento

Caso haja a percepção de que o cabelo está caindo mais do que o normal, ou mesmo você esteja achando que os cabelos estão feios, busque sim ajuda. Porque isso afeta diretamente a sua autoestima. E a baixa da mesma, além de prejudicar o relacionamento interpessoal, pode afetar todo o seu organismo. Portanto, cuide da sua autoimagem e seja feliz!

Espero que este artigo tenha lhe ajudado de alguma maneira. Conte para a gente nos comentários! 

Quer saber das novidades do Blog Ivone Lopes? Assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de nossos conteúdos e novidades! 

Caso tenha dúvidas, sugestões ou queira marcar um horário, fique a vontade para entrar em contato conosco através de nosso Instagram, Facebook ou telefone. Será um prazer imenso ter você conosco.