Oi, gente! Hoje vamos falar sobre como funciona a nutrição capilar. Anteriormente, falamos que este procedimento, junto à hidratação e a reconstrução, é fundamental para um cabelo bonito e, acima de tudo, saudável. Agora, vamos esclarecer de que forma é realizado este processo.
Como parte do cronograma capilar, a nutrição capilar é um tratamento indicado para todos os tipos de cabelos, principalmente para os que passaram por processos químicos como luzes, tintura, progressivas, entre outros. O frizz também é um forte candidato a receber tratamentos como a nutrição capilar.
Leia: Saiba tudo sobre o cronograma capilar
Em casa x no salão
Existem inúmeras receitas caseiras para fazer a nutrição capilar em casa. Todavia, os produtos preparados em casa não têm o mesmo efeito que os do salão. Além disso, aquela massagem no couro cabeludo e a aplicação feita por um profissional, mexa por mexa, traz resultados mais duradouros para as madeixas (além de relaxar também, é claro!).
Leia: Nutrição capilar: saiba tudo sobre esse procedimento
Como funciona a nutrição capilar
Assim como a alimentação deve ser rica em nutrientes, os fios de cabelo também devem ser nutridos com óleos e lipídios. E isso é um processo natural cujos óleos são produzidos pelo couro cabeludo para proteger a fibra capilar de danos. Porém, nem sempre esses “ingredientes” chegam às pontas.
Desta forma, a nutrição capilar estimula e leva a hidratação até onde o organismo não conseguiu levar sozinho. E os resultados são: cabelos vistosos, saudáveis e brilho de volta.
Veja: Cuidados com os cabelos: confira mitos e verdades
Outros “agressores”
Fique atenta, por outro lado, aos fatores que podem agredir os cabelos quando utilizados muito frequentemente. Secadores, chapinhas (prancha), bem como os raios solares, vento, sal, cloro, água em temperaturas elevadas também fazem com que os fios percam o óleo natural.
Nutrição capilar x crespos e cacheados
Quando falamos em nutrição capilar, os cabelos crespos e os cacheados, que têm uma necessidade e frequência maior de cuidados, possuem uma especificidade. O tipo da curvatura, ou seja, o fio em seu formato espiral ou “z”, dificultam um pouco o processo natural de hidratação. Assim, eles ficam ressecados e muitas vezes, danificados, com pontas duplas, frizz, entre outros.
Todavia, a boa notícia aqui é que a nutrição capilar resolve estes problemas! Sabe por quê? Justamente porque ela devolve o óleo perdido por estes fios.
Leia: Como cuidar dos cabelos na quarentena
Com que frequência devo fazer a nutrição capilar?
A nutrição capilar deve seguir o cronograma capilar. Ou seja, seguir a rotina de hidratação, reconstrução e, por fim, a nutrição. Mesmo para quem lava os cabelos diariamente, a nutrição pode ser realizada no máximo duas vezes na semana. Vale lembrar quem tem cabelos oleosos não deve utilizar o produto próximo da raiz. Em casos de cabelos curtos, utilize somente nas pontas.
Bora se cuidar!? Salão Ivone Lopes tem a receita certa para a sua beleza e saúde. Agende seu horário e venha relaxar e ficar ainda mais bonita!
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Inscreva-se em nosso Blog e receba as nossas atualizações semanalmente! Caso tenha dúvidas ou sugestões, fique a vontade para entrar em contato conosco através de nosso Instagram, Facebook ou WhatsApp .
5 Replies to “Como funciona a nutrição capilar”