O isolamento social pode ser um excelente momento para cuidar da saúde do corpo e da mente. Desta forma, cuidar dos cabelos na quarentena significa tratar da auto-estima e, provavelmente, elevar a saúde mental. Tem coisa melhor do que se olhar no espelho e gostar do que vê? Portanto, para ajudar neste sentido, preparamos este post com dicas imperdíveis para cuidar dos cabelos na quarentena. Quer saber mais? Então confira a seguir!
Pode arrancar os fios brancos?
A resposta é não. Todavia, o que pode acontecer, ao arrancar o cabelo, é um problema de alopecia cicatricial por tração. Mas, o que é isso? É quando o cabelo cai e não volta a crescer, levando à calvície. Primeiramente, se você arrancar sempre que ele crescer, você poderá, inclusive, ter uma lesão no local e, como consequência, haverá uma falha de cabelo neste local.
Além disso, o cabelo branco surge ali por uma mudança que está ocorrendo e, por coincidência, aumenta no local onde os fios são arrancados.
Recomendação: jamais arranque os fios de cabelos brancos! Já perdemos o cabelo devido a um processo natural e, com o envelhecimento, podem também surgir eventuais falhas no couro cabeludo. Por este motivo é tão importante cuidar deles. Certamente, se os fios brancos são um incômodo para você, a melhor saída é pintar.
Leia: Como preparar os cabelos para fazer luzes
Leia também: Tudo sobre o cronograma capilar
A chapinha pode danificar o cabelo?
A grande maioria dos excessos são prejudiciais. Portanto, quando usada em excesso ou de forma errada, a chapinha pode estragar o cabelo. Neste sentido, a alta quantidade de calor vindo dela pode desidratar os fios, causando por exemplo as famosas pontas duplas, o ressecamento, frizz e a quebra.
A chapinha dá um efeito visual lindo ao cabelo, mas deve ser utilizada com moderação. PorTanto, deixe para usá-la naquelas ocasiões especiais! Ou, no máximo, uma vez por semana.
Leia: Mitos e verdades sobre os cuidados com os cabelos
E o secador?
Já com o secador, a resposta vai depender da maneira como você usa. Ele só vai afetar seu cabelo caso você não o use corretamente ou não utilize os produtos indicados.
Neste cenário, um bom protetor térmico vai proteger seus fios contra o calor, que pode desidratá-los. Também é indicado usar o óleo reparador após a secagem e hidratar o cabelo no mínimo duas vezes por semana.
Outra dica: antes de secar seu cabelo com o secador, você deve tirar o excesso de água com uma toalha delicadamente. O vento deve ser sempre direcionado no sentido de cima para baixo e a temperatura necessita ser a mais alta. A recomendação é que você não sinta o calor no seu couro cabeludo e não deixe o secador parado em um lugar só por muito tempo.
Leia: Procedimentos de segurança em tempos de Covid
Cuidar dos cabelos na quarentena: é permitido lavar todos os dias?
Já abordamos esse assunto aqui no blog, em posts anteriores, e falamos sobre quem deve lavar o cabelo todo dia, que fatores podem levar a fazer isso, quem pode e quem não deve e outras dicas. De forma resumida: lavar os cabelos diariamente ou não vai depender do seu tipo de cabelo e estilo de vida.
Cabelos oleosos e muito oleosos, com caspa, dermatite seborreica ou de pessoas que produzem muito suor devem ser lavados todos os dias. Outros fatores que vão contribuir para essa condição é a poluição, células mortas e bactérias. Vale consultar um profissional para conferir se o excesso de oleosidade não se deve a doenças.
Estudos mostram que devemos lavar o cabelo, no mínimo, duas vezes por semana. Para cabelos muito oleosos, três vezes. No entanto, é necessário avaliar: cada um tem um tipo de cabelo, o grau de oleosidade vai dizer quantas vezes a limpeza dos fios é necessária. “O mais importante é encontrar o ideal para você”, afirma Ivone Lopes.
Leia: É saudável lavar os cabelos todos os dias? Mitos e verdades
Seguir as dicas de cuidados com os cabelos na quarentena são fundamentais para a saúde capilar. Porém, uma visita ao salão trará resultados mais rápidos por conta da forma de aplicação e dos produtos profissionais. Por isso, vale a pena agendar um horário e fazer uma avaliação do tratamento recomendado.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Caso tenha dúvidas ou sugestões, fique a vontade para entrar em contato conosco através de nosso Instagram, Facebook e aqui mesmo em nosso blog.
2 Replies to “Veja como cuidar dos cabelos na quarentena”