Frizz nos cabelos? Cabeleireira traz dicas para tratá-los

Frizz nos cabelos

O frizz nos cabelos, ou seja, aqueles fios que ficam arrepiados pois são mais grossos, têm solução. Aliás, não tem apenas uma, e sim, algumas opções de tratamentos. Entre os primeiros e mais recomendados, hidratações semanais e uma boa cauterização podem resolver o problema. Em casos em que os tratamentos não resolvem e o frizz for característico da pessoa, é possível, ainda fazer uma escova redutora. Além de baixar os fios “rebeldes”, ela dá brilho e sela as cutículas.

Antes de mais nada, é válido reforçar quem são os ‘elementos’ vilões causadores do frizz nos cabelos. A falta de óleos é uma delas, assim como de água e até mesmo de queratina. Épocas em que os índices de umidade do ar estão altos também fazem com que o frizz apareça.

Outros fatores, a exemplo da chapinha e de químicas, favorecem o aparecimento dos fios arrepiados. Isso porque o calor da chapinha desgasta a cutícula, deixando as madeixas ressecadas e desidratadas. A química estimula ainda mais o aparecimento do frizz nos cabelos. Nestes processos, ao passo que o cabelo perde queratina, quebra com facilidade, piorando a aparência e a quantidade dos fios rebeldes quando não seguem o cronograma capilar.

Como prevenir o fizz nos cabelos

Uma das primeiras alternativas para prevenir o frizz nos cabelos é a hidratação. Porém, ela deve ser feita semanalmente. Isso porque cabelos hidratados dificilmente têm frizz. Por outro lado a melhor alternativa para as madeixas que têm uma tendência de ficar elétricas é a de seguir um processo de tratamentos. Neste sentido, o chamado “cronograma capilar”, ou seja, a reposição de todos os nutrientes que os cabelos precisam, requer uma rotina de cuidados. Este cronograma, a saber, é dividido em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

Utilize produtos de qualidade nos cabelos

Por outro lado, de nada vale investir nestes cuidados se não utilizar produtos de qualidade. Hoje em dia as tecnologias estão aí em favor da beleza e tem produtos para todos os cabelos e bolsos. Existem pomadas, reparadores de pontas, sérum e leave-in anti-frizz. E você pode estar no controle a qualquer momento, pois alguns deles foram feitos para serem carregados na bolsa.    

Quer uma outra dica valiosa? Utilize shampoo sem sulfato. Algumas marcas já colocam na embalagem o aviso: sulfate free ou livre de sulfatos.

Por fim, mas não menos importante: a água fria funciona como uma espécie de “selante” dos fios. Ou seja: ela é parceira dos cabelos crespos e cacheados! Portanto, quando estiver lavando os fios, dê um último enxágue com a água fria do chuveiro.