Nutrição capilar: saiba tudo sobre esse processo


Você, com certeza, já deve ter ouvido falar sobre a nutrição capilar. Junto à hidratação e à reconstrução, ela faz parte dos passos essenciais para obter um cabelo saudável. Esse procedimento na verdade serve para repor os lipídios (óleos) dos fios de cabelo, responsáveis por selar a hidratação deles e lubrificá-los. Neste artigo, você vai encontrar dicas imperdíveis sobre a nutrição dos cabelos e aprender a identificar quando deve nutrir as mechas.

Quem deve realizar a nutrição capilar?

A resposta é simples: todo mundo! A nutrição é indicada para todos os tipos de cabelo (liso, ondulado, cacheado e crespo). No entanto, quanto mais enroladinho e com frizz, maior a necessidade (e frequência) da nutrição. Isso porque os fios cacheados e crespos apresentam mais curvas, o que dificulta na chegada do óleo às pontas. O óleo sai do couro cabeludo e tem de passar de cachinho por cachinho até as pontas e, por essa dificuldade, a extremidade dos fios desses tipos de cabelo tende a ser mais ressecados.

O Salão Ivone Lopes recomenda a nutrição para os cabelos que passaram por algum processo que causa a fragilização dos fios, com, por exemplo, alisamento, tintura ou química forte.

Por sorte, a nutrição surge como solução para manter a hidratação ao longo de todo o fio. Dessa forma, a haste capilar mantém uma textura homogênea em todo o seu comprimento.

Veja: Cuidados com os cabelos: confira mitos e verdades

Como identificar que o cabelo precisa de nutrição

A nutrição é o segundo passo do cronograma capilar, isso é, da rotina de cuidados com os cabelos. No entanto, se você opta por seguir as etapas separadamente, ao invés de criar uma ordem, é necessário que você identifique, pelos sinais demonstrados pelo seu cabelo, do que ele precisa. Portanto, fique atenta! Te contaremos, a seguir, os “sintomas” de um cabelo desnutrido.

O cabelo ressecado, ao contrário do que se pensa, indica nada mais que a falta de óleo nas madeixas, e não de água. Por isso, esse é um dos principais jeitos de identificar a necessidade de nutrir os fios: quando o cabelo está desidratado, vai apresentar muito frizz, excesso de pontas duplas e falta de brilho. Além disso, a quebra exagerada das hastes e a opacidade também representam a falta de nutrição. 

Nesses casos, você deve apostar na reposição dos lipídios, na certa. A nutrição vai ajudar (e muito!) na saúde dos seus fios de cabelo.

Veja: Cronograma capilar: saiba tudo sobre ele

Benefícios da nutrição capilar

O cabelo, quando corretamente nutrido, vai apresentar um aspecto único! A nutrição vai deixar seu cabelo hidratado, o que vai interferir no visual dele. Um cabelo hidratado é um cabelo macio, sedoso e com muito brilho. 

Além disso, vai acabar com o frizz e com as pontas-duplas que nós tanto odiamos. E tem mais: a nutrição capilar vai realizar a reposição de gorduras, selando os fios. Consequentemente, vai manter a hidratação dos fios por mais tempo, pois os nutrientes terão maior efeito nas fibras capilares.

Como realizar a nutrição dos cabelos

O processo de nutrição das madeixas é bem simples e é realizado com produtos caseiros ricos em óleos. Apesar disso, recomenda-se que seja feito em um salão, por profissionais. Isso porque os produtos utilizados são exclusivos para a realização desse procedimento, além da técnica em que é realizado e, certamente, o resultado obtido será potencializado. 

Ademais, nada como passar umas agradáveis horas no salão, relaxando e sendo cuidada como você merece, não é mesmo? É o seu momento de princesa! Aproveite.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Caso tenha dúvidas ou sugestões, fique a vontade para entrar em contato conosco através de nosso Instagram, Facebook e aqui mesmo em nosso blog.