Por que estou perdendo cabelos? Saiba tudo sobre o eflúvio telógeno


Bom dia, gente linda! Tudo bem? Espero que sim. Vamos falar neste post sobre um dos maiores questionamentos da internet: por que estou perdendo cabelos? Assim, como: será que é porque ninguém quer ficar careca? Porque as pessoas querem entender quais seriam os motivos causadores da perda capilar?

 

Primeiramente, vou contar uma história que aconteceu comigo nessa quarentena. Justo neste período difícil que estamos vivendo, eu tive um eflúvio telógeno. Em tempo, para quem não conhece este termo: é o nome que se dá a uma queda de cabelo aumentada e difusa, geralmente decorrente de mudanças que alteram o relógio biológico dos folículos.  

 

Leia: Terapia capilar: entenda os benefícios deste tratamento

 

Por que estou perdendo cabelos?

 

O fato que aconteceu comigo foi que toda a parte da frente, região onde ficam as raízes da franja, ficaram falhadas. Eu me questionava: mas, meu Deus, por que estou perdendo cabelos? Bom, não preciso nem dizer que certamente a minha autoestima ficou comprometida, né?

 

Leia: De que forma a autoimagem e a autoestima influenciam no comportamento?

Leia também: Saiba tudo sobre a queda de cabelo genética



As causas

 

As causas do eflúvio telógeno são muitas, todavia, uma das principais – na qual eu me incluo: estresse muito grande. Contudo, se você tem dúvidas, pode esclarecer da seguinte forma: tente lembrar no que aconteceu cerca de dois a três meses antes do início da queda. Esses eventos, ou gatilhos, certamente convertem um percentual maior de fios que se desprendem do couro cabeludo. 

 

Leia: Reconstrução capilar trata cabelos danificados por processos químicos

Leia também: Como cuidar dos cabelos na quarentena



O tratamento 

 

O fato é que o início da pandemia me causou um estresse muito grande. Preocupação com o futuro, com as contas, com a saúde e até mesmo o isolamento social por si só foram os fatores do meu gatilho. Eu descobri por que estou perdendo cabelos. 

 

Mas agora eu descobri também como tratar. Com terapia capilar. Ela age diretamente nos fios e/ou no couro cabeludo como uma forma de diminuir agressões externas e, desta forma, corrige eventuais desequilíbrios causados por procedimentos químicos. 

 

Gente, isso que aconteceu comigo pode acontecer com muita gente, seja homem ou mulher. Acho válido dizer que existem três tipos que causam a queda: a hereditária, a mais comum; a congênita, que é a de nascença; e a adquirida, como exemplo esta que tive, do eflúvio telógeno. O estilo de vida e maus hábitos de saúde também têm sido um colaborador neste sentido.

 

Leia: Como funciona a nutrição capilar

 

Agora que você já entendeu o que causa a perda excessiva de cabelos e qual é o tratamento, fique atento! Cuide da saúde física e emocional. Caso note a queda fora do normal, o mais importante é buscar ajuda o quanto antes, pois tem solução.

 

Espero que este conteúdo tenha lhe ajudado. Caso tenha dúvidas ou sugestões, fique a vontade para entrar em contato conosco através de nosso Instagram, Facebook e aqui mesmo em nosso blog. Será um prazer imenso ter você conosco!