Preparando o cabelo para as luzes

O antes das luzes

Você quer ter um cabelo iluminado? Se sim, para fazer suas luzes de maneira saudável é necessário preparar o cabelo para ele receber a química.

Obter um resultado satisfatório não é tão simples assim. O processo de cuidados deve começar bem antes da realização das luzes, no caso.

Aposte no shampoo de limpeza profunda

O shampoo de limpeza profunda é indicado para garantir que nenhum resíduo de produtos anteriores permaneça nos fios. Também facilita na absorção dos nutrientes de hidratação, nutrição e reconstrução.

Lembrando que este deve ser usado apenas antes de começar os tratamentos de hidratação, pois ele abre bastante as cutículas do cabelo.

Reconstrução

A reconstrução é um dos tratamentos mais importantes para quem está pensando em iluminar os fios.

Esse processo pode ser realizado uns dez dias antes das luzes, pois a queratina acaba enrijecendo o fio.

É através dela que a fibra capilar repõe as proteínas que precisa para se fortalecer antes da descoloração.

Hidratação

Depois da reconstrução é necessário seguir fazendo a hidratação, pois ela tira de certa forma o enrijecimento do fio. Aliás ela é a responsável por repor a agua da fibra capilar.

Produtos enriquecidos com manteiga de karité, óleo de argan ou macadâmia são essenciais na hora de hidratar.

Para aquelas que gostam de fazer a hidratação no conforto do seu lar, segue uma receitinha; Você vai precisar de uma colher de sopa de Bepantol (15ml), duas colheres de sopa de Glicerina (30 ml) e 4 colheres de sopa de máscara de hidratação de sua preferência.

Misture tudo em um recipiente de vidro ou plástico.

Uma dica para usar a Glicerina é mistura-la com uma colher de chá de água, isso antes de coloca la na mistura.

Como usar: Lave o cabelo e tire todo o excesso de água. Passe a mistura nos fios. Cubra o cabelo com uma touca e deixe agir de 20 a 30 minutos. Depois enxague e se achar conveniente finalize com um condicionador.

Nutrição

A nutrição é feita com o intuito de repor os lipídios, ou seja, a gordura e a oleosidade do cabelo.

Ela pode ser realizada com óleos vegetais e máscaras nutritivas. Lembrando que a nutrição ajuda a selar a hidratação dentro do fio, impedindo a perda de água e umidade.

Teste de mecha

Depois de preparar o cabelo com a reconstrução, a hidratação e a nutrição é fundamental solicitar ao profissional o teste de mecha.

Pode até parecer irrelevante, mas é justamente essa prevenção que irá proporcionar mais segurança e tranquilidade, tanto para a cliente quanto para o profissional.

A função deste teste é avaliar a ação dos produtos nos fios. Aplicar o pó descolorante em uma única mecha como teste, trará confiança de que as luzes não irão prejudicar a saúde do cabelo.

Caso algo dê errado neste teste, como os fios se partirem por exemplo, você saberá que esse não é o momento certo para repaginar o visual.

Por isso é tão importante realizar o teste de mecha, assim você não correrá o risco de se arrepender depois.