Queda de cabelos no período pós-parto? Veja por que isso acontece


Olá, gente bonita! Como surgem muitas dúvidas sobre cabelos na gravidez, resolvi postar este texto porque um assunto recorrente que minhas clientes me questionam é: qual o motivo de tanta queda de cabelos pós-parto? 

O fato é que durante os nove meses os cabelos ficam lindos e maravilhosos e, de repente….Vem a queda! E então bate o desespero, pois é uma questão que nos deixa muito mal, não é mesmo!? Para algumas mulheres, a queda é irrelevante. Já outras chegam a ter falhas visíveis e isso é péssimo para a autoestima. Isso pode parecer terrível, mas há luz no fim do túnel. Isso porque é uma condição reversível. 

 

O que é a queda de cabelos pós-parto?

 

A resposta para esta dúvida: é um eflúvio telógeno, uma doença que pode ser associada ao pós-parto por conta da perda de sangue e do estresse metabólico, além do estresse comum que assola as mamães no período do puerpério.

A queda normalmente é generalizada, ou seja, acontece em toda a cabeça. Em outros casos, ocorre em partes específicas. Mas a maioria tem sintomas e relatam falhas na parte da frente da cabeça. No Brasil, são mais de 150 mil casos por ano.

Leia: Grávidas podem usar química nos cabelos?

O que causa a queda de cabelos?

O estresse faz com que um grande número de folículos pilosos entre em uma fase de repouso. Depois de alguns meses, esses fios de cabelo podem cair. Além disso, o parto, por si só, é uma agressão. O que se deve levar em conta também é que, da mesma forma que durante a gestação o estrogênio mandou bem e deixou suas madeixas lindas, no pós-parto ocorrerá o caminho inverso. Isso quer dizer que o mesmo hormônio que deixou seus fios bonitos entrará em baixa e o corpo começará a produzir um pouco da testosterona. Isso irá alterar o ciclo da fase telógena do cabelo.

Leia: Como funciona a nutrição capilar?

   
Amamentação x queda de cabelos pós-parto

 

Da série mitos e verdades: ao contrário do que diz o conhecimento popular, a queda de cabelos pós-parto nada tem a ver com a amamentação. Muita gente diz que os nutrientes da mãe vai pelo leite materno ao bebê recém-nascido e isso pode causar a queda e o enfraquecimento dos cabelos. Puro engano! Na verdade, é uma questão hormonal e totalmente reversível. 

Além disso, pode acontecer a queda de cabelos com os bebês novos. Você já viu que alguns recém-nascidos “trocam” de cabelos depois de alguns dias de vida? Pois é! Eles também foram afetados pelo estresse do parto. E tudo bem, porque novos cabelinhos virão. 

Leia: Dicas para ter cabelos lindos e saudáveis

 

Solução e tratamentos disponíveis   

 

Se você está passando por um momento de estresse e os cabelos estão caindo, o que posso dizer, antes de mais nada, é: não se preocupe! Naturalmente o seu corpo irá encontrar o equilíbrio hormonal e as madeixas voltarão a crescer normalmente. Isso pode levar de 6 a 15 meses para acontecer.

Caso esteja incomodando demais. consulte seu médico e ele irá recomendar os medicamentos para o tratamento. Da nossa parte, a de estética e beleza, o que poderá ser feita é uma terapia capilar, que é sempre bem-vinda pois inclui aquele massagem bem boa no couro cabeludo e um momento de relaxar e se cuidar também. Mas tudo em seu tempo, não é mesmo!?

Leia: Reconstrução capilar trata cabelos danificados por processos químicos

Ademais, nada como passar umas agradáveis horas no salão, relaxando e sendo cuidada profissionalmente como você merece, não é mesmo? É o seu momento de princesa! Aproveite.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Caso tenha dúvidas ou sugestões, fique a vontade para entrar em contato conosco através de nosso InstagramFacebook e aqui mesmo em nosso blog.