Terapia capilar: entenda os benefícios deste tratamento


A terapia capilar pode ser uma boa saída para quem sofre de queda de cabelos, estresse, excesso de oleosidade, entre outras patologias. Você sabia disso? Pois bem, em posts anteriores falamos que a alopecia, nome dado à queda capilar, pode acontecer por muitos motivos, entre eles a genética, o estresse, o período pós-parto, entre outros.

Agora, vamos falar sobre um tratamento estético para este problema. Todavia, sempre achamos válido ressaltar a importância de consultar o médico dermatologista ou o tricologista, que é um especialista na queda capilar.

Para início de conversa, preciso te mostrar o amplo cenário que temos para a terapia capilar. Acontece que a queda de cabelo que acomete de 1% a 2% da população, dá pra acreditar? É muita gente! E digo mais: ambos os sexos, bem como todas as etnias são afetados. Além disso, pode surgir em qualquer idade, embora em 60% dos casos seus portadores tenham menos de 20 anos.

Leia: De que forma a autoimagem e a autoestima influenciam no comportamento?

Leia também: Saiba tudo sobre a queda de cabelo genética

 

O que é a terapia capilar e como funciona?

Não apenas como tratamento da alopecia, mas também como prevenção, a terapia capilar trabalha com diferentes métodos. São diversas doenças relacionadas aos fios e couro cabeludo que podem ser alvo deste tipo de tratamento. Isso porque ela age diretamente nos fios e/ou no couro cabeludo como uma forma de diminuir agressões externas e, desta forma, corrige eventuais desequilíbrios causados por procedimentos químicos.

A terapia capilar funciona da seguinte forma: antes de iniciar o tratamento, é feita uma análise por um terapeuta capilar em local especializado. Nesta avaliação, utiliza-se uma câmera que tem a capacidade de aumentar o fio em 200 vezes. E assim detectamos fatores como oleosidade, caspa, entre outras doenças que acometem o couro cabeludo e os fios.

Leia: Reconstrução capilar trata cabelos danificados por processos químicos

Leia também: Como cuidar dos cabelos na quarentena

Após a avaliação, o profissional irá lhe falar quantas sessões serão necessárias para o seu tratamento. O aparelho, conhecido como tricograma, identifica possíveis falhas no ciclo do fio e problemas de oxigenação, irrigação e nutrição da fibra capilar.  Além das sessões, podemos orientar para a continuidade do tratamento no salão ou em casa, a exemplo das máscaras, peeling e massagem capilar.

 

Quem pode fazer terapia capilar?

Pessoas que têm problemas capilares como oleosidade excessiva, queda, cabelos quebradiços, caspa, entre outras patologias são elegíveis de fazer a terapia capilar. Por outro lado, pessoas que passam por estresses excessivos ou utilizam química com frequência pode fazer o tratamento. 

A verdade é que a terapia capilar faz um bem incrível. São muitos os benefícios, dentre eles, o resgate da autoestima; a melhora da oxigenação e circulação sanguínea do couro cabeludo; redução da oleosidade e da queda; tratamento da caspa, coceira e sensibilidade no couro cabeludo.  

Leia: Como funciona a nutrição capilar

Espero que este conteúdo tenha lhe ajudado. Caso tenha dúvidas ou sugestões, fique a vontade para entrar em contato conosco através de nosso Instagram, Facebook e aqui mesmo em nosso blog.

Caso tenha dúvidas, sugestões ou queira marcar um horário, fique a vontade para entrar em contato conosco através de nosso Instagram, Facebook ou telefone. Será um prazer imenso ter você conosco.