Visagismo: a arte que ultrapassa os limites da estética


Não é à toa que o visagismo vem ganhando cada vez mais popularidade no mundo da estética. Mas, você sabe o que significa e por quê ele é importante? Preparei este post para tirar algumas dúvidas que normalmente surgem à respeito deste assunto que vem ganhando cada dia mais espaço em nossas vidas. Resumidamente, visagismo é um poderoso conjunto de técnicas usadas para alinhar a forma de um rosto com a personalidade que existe por trás dele. 

 

Visagismo: origens

Para início de conversa, o termo visagismo é variado da palavra “visage”, que, do francês, significa “rosto”. O pai deste termo é Fernand Aubry, feito que ocorreu em 1937. Todavia, na época, não havia uma definição deste vocábulo. Desta forma, foi somente no final do século XIX que o arquiteto Louis Sullivan resumiu o conceito na frase: “A forma segue a função”. 

 

Trazendo a frase de Sullivan para o mundo da estética: devemos valorizar não apenas a beleza, como também a função designada à ela. Imagine um lindo sofá – porém desconfortável, em uma sala de estar? Você acha que daria certo!? Depende da função, do objetivo. 

 

O fato é que a ideia do visagismo passou por muitas definições até chegar àquela que a gente conhece no mundo da beleza, que surgiu somente a partir de Philip Hallawell, artista de São Paulo, em seu livro “Visagismo: Harmonia e Estética”.

 

O visagista é aquele que ajuda o seu cliente a pensar na imagem que ele quer passar a seu público e definir seu visual, para que ambos caminhem juntos.

 

Leia: É saudável lavar os cabelos todos os dias? 

 

Técnicas visagistas

As práticas usadas no visagismo são a maquiagem, design de sobrancelha, corte e coloração capilar, bem como da pele – além do estilo de roupa, e por aí vai. Para ter tudo isso definido, é necessário uma análise sobre as características físicas da pessoa e a essência que ela quer transmitir. Este é o principal foco do Salão Ivone Lopes.

No livro Visagismo: Harmonia e Estética, Philip Hallawell diz que “o visagismo é uma arte muito mais profunda, que vai além da estética”. Para o autor, o visagismo é baseado no conceito de que a imagem pessoal é a sua identidade visual, que precisa refletir o seu senso de identidade, provocando um encontro no espelho entre as imagens, exterior e interior. 

 

A primeira impressão é a que fica

Você já olhou para uma pessoa e, só com base na aparência, formou uma impressão sobre ela? É aí que percebemos a importância do visagismo. Ele pode conduzir as pessoas a criarem uma boa primeira impressão sobre você. E a gente sabe que a primeira impressão é a que fica, né?

Além disso, a beleza física está diretamente ligada à autoconfiança e à autoestima. Portanto, essa técnica foi criada para garantir expressão e beleza aos seus atributos físicos, trazendo maior bem-estar próprio.

 

Visagismo e cabelos

É comum que os indivíduos, quando vão a um cabeleireiro, procurem um corte ou coloração que as faça parecer com alguma figura famosa de TV ou da Internet, deixando de priorizar suas próprias características. Mas isso muitas vezes pode ser um engano. Isso porque existem alguns pontos importantíssimos que devem ser levados em conta na hora de escolher um novo visual. Usando o visagismo, é possível identificar o corte de cabelos, a coloração e a make que entrarão em sintonia perfeita com o seu formato de rosto e com a imagem que deseja ter.

 

 

Leia também:

Cronograma capilar: saiba tudo sobre

Preparando os cabelos para as luzes

Sete lavagens turbinadas após as luzes

 

Visagista Ivone Lopes

Gostou das dicas? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Caso tenha dúvidas, sugestões ou queira marcar um horário, fique a vontade para entrar em contato conosco através de nosso Instagram, Facebook, telefone e aqui mesmo em nosso blog.